sexta-feira, 11 de março de 2016

O modo indicativo

Tempos verbais do Indicativo

Presente

Indica fato que ocorre no dia-a-dia, corriqueiramente.
Ex:
Todos os dias, caminho na praia..
Estudo pelo Algo Sobre.
Confio em meus amigos.

O modo subjuntivo

Tempos verbais do Subjuntivo

Presente

Indica desejo atual, dúvida que ocorre no momento da fala.
Ex:
Espero que eu caminhe bastante no ano que vem.
O meu desejo é que eu estude no Algo Sobre ainda.
Duvido de que eu confie nele novamente.

O modo Imperativo

O modo imperativo possui duas formas distintas, a positiva e a negativa, cada qual formada de uma maneira específica.

Imperativo Afirmativo


No caso das pessoas “tu” e “vós”, o imperativo afirmativo é formado a partir do presente do indicativo, eliminando-se o “s” ao final da conjugação. Para as demais pessoas, a formação é igual à do presente do subjuntivo.
Ex:
Talvez ele chegue cedo. (Presente do subjuntivo)
Chegue cedo. (Imperativo afirmativo)

Imperativo Negativo

O imperativo negativo é sempre idêntico ao presente do subjuntivo.
Ex:
Não cantes tu.
Não paremos nós.


Nenhum comentário:

Postar um comentário